Com certeza, uma amostra de paraíso

Foto: André Nunes
A Casa de Estudos e Retiros Pe. João Batista Reus, a 20 minutos de Curitiba por asfalto, é o melhor exemplo de quanto pode oferecer um local para oração, reflexão ou, mesmo, estudos universitários ou treinamento profissional.
São doze mil metros de área verde e mata nativa emolduradas pela visão da Serra do Mar – “logo ali” -, o trinado dos pássaros e o aconchego de comodidades como lareira, cozinha, e apartamentos com banheiros privativos. E, naturalmente, áreas para reuniões, auditório para 100 pessoas.
Desde 1997 recebe, exclusivamente grupos de até 50 pessoas, para hospedagem, sem refeições; ou grupos de até 100 pessoas que simplesmente querem lá passar o dia.
Pe. João Batista Reus
João Batista Reus nasceu na Alemanha, em 1868, e veio para o Brasil em 1900, como sacerdote da Companhia de Jesus (jesuíta). Viveu no Rio Grande do Sul até o final de sua vida, onde foi professor de Liturgia, Ciências Naturais, Matemática e Física.
Após sua morte, em 1947, começaram a surgir notícias sobre a grandeza de sua vida espiritual. Hoje, seu túmulo é centro de romarias de milhares de devotos. Mesmo com uma vida repleta de graças, Padre Reus teve de lutar muito para levar adiante a missão que lhe foi conferida.
Por isso, seu nome para batizar a Casa de Estudos, sugestão do casal Belmiro (in memoriam) e Elizabeth Castor, do grupo fundador e diretores do Instituto.